Instagram

Mensagem

O WORLD SOCIETY OF EMERGENCY SURGERY CONGRESS (WSESC) é organizado pela Sociedade Mundial de Cirurgia de Emergência (WSES), fundada em 2007, em Bolonha - Itália, com os objetivos de:

  • promover a formação e educação médica continuada,
  • propagar pesquisa clínica e básica nestes temas,
  • criar e aplicar protocolos utilizando as melhores práticas médicas,
  • facilitar o intercâmbio de informações em todo o mundo,
  • encorajar uma rede interdisciplinar em cirurgia de emergência, cirurgia do trauma e todas as áreas relacionadas

entre outros.

O 1º WSESC foi realizado em Bolonha (2010), seguido de Bergamo (2013) e Jerusalém (2015). Para o próximo congresso é hora de mover-se do velho mundo para o emergente, no maior país da América do Sul.

Reuniremos as inovações que estão ocorrendo no mundo da cirurgia de emergência, doenças digestivas, cirurgia do trauma, nutrição, cuidados de enfermagem e cuidados intensivos em um ambiente fraterno e acolhedor, que é tão característico dos brasileiros.


Dr. Gustavo Pereira Fraga
Presidente do WSESC 2017

 


 

 

O INTERGASTRO & TRAUMA (IG&T) está consolidado como um grande programa interdisciplinar destinado à atualização de profissionais nas áreas de Aparelho Digestivo e Trauma (urgências) em todo o interior do Estado de São Paulo.

O título-fantasia faz referência à pretensão das promotoras de interligar os serviços que atuam na especialidade e promover o intercâmbio entre os profissionais do interior.

O evento adquiriu prestígio e renome, desde 2008, em decorrência da sólida união entre quatro entidades promotoras e mais de uma dezena de parceiras, de uma ótima organização e de um programa científico da mais alta qualidade.

Reúne profissionais de Medicina Enfermagem e Nutrição em diversas especialidades, tais como: Gastroenterologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Endoscopia Digestiva, Hepatologia, Pediatria, Cirurgia Pediátrica, Feridas e Estomias, Emergência e Terapia Intensiva, entre outras.

Em 2017 o evento adquire ainda mais estrutura ao incorporar a área de Radiologia Intervencionista e Imagem e romper as barreiras de São Paulo ao firmar parcerias com Faculdades de Medicina de Estados vizinhos.


Dr. Marcelo Amade Camargo
Presidente do IG&T 2017

 


COLT

O CONGRESSO BRASILEIRO DE LIGAS DO TRAUMA (CoLT) surgiu em 1999 como iniciativa das Ligas do Trauma em promover um evento científico-social de união das Ligas de Trauma existentes no país.

Foi apoiado pelo professor orientador da Liga do Trauma da Unicamp e na época presidente da SBAIT, Dr. Mario Mantovani.

Dessa forma eventos anuais surgiram, sendo possível congraçar os diversos cantos do país nas suas diversas edições: Campinas (SP), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS), Sorocaba (SP), Curitiba (PR), São Luis (MA), Fortaleza (CE), Belém (PA), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Ilhéus (BA), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL).

Nesta XIX edição, retornamos a cidade de origem, Campinas, e com muita alegria receberemos os alunos e profissionais atuantes no Trauma para mais um CoLT.

Esta edição é especial por fazer parte da comemoração de 25 anos da Liga do Trauma da Unicamp, a liga de trauma mais antiga do país.





 


Dr. Thiago Rodrigues A. Calderan
Presidente do COLT 2017